Tendências da Iluminação para o Mercado Brasileiro em 2024

No dinâmico cenário da iluminação, o ano de 2024 promete trazer inovações e mudanças significativas para o mercado brasileiro.

Alberto Biancalana, renomado arquiteto luminotécnico, nos guia por algumas das tendências mais marcantes neste setor em ascensão.

1. Perfis de LED: Uma Ascensão Imparável

Os perfis de LED continuam a liderar o nicho de maior crescimento do mercado, com mais novidades como os modelos flexíveis de silicone e ultra largos (até 20 cm) ganhando destaque. O preço acessível, anteriormente reservado a projetos e ao público A em torno de R$ 120,00 um perfil de 2m slim, hoje é vendido ao lojista por R$ 14,00, e abre portas para as prateleiras de revenda, atingindo um público mais amplo, incluindo B e C.

2. Decorativos em LED: Elegância e Inovação

Formas orgânicas e aros dominam os perfis de LED decorativos, enquanto pendentes com bolas de vidro leitoso e soquetes com bulbos de filamento mantêm sua presença no mercado, destacando-se como elementos importantes no design luminotécnico.

3. LEDs Incorporados: Eficiência em Foco**

A integração de LEDs em luminárias, como refletores, spots embutidos e painéis, está se tornando padrão. Menos dependência de lâmpadas de led, peças dimensões reduzidas, dissipação de calor superior e preços atrativos são fatores que consolidam essa tendência.

4. Spots Miniaturizados: Ainda Tímidos, Mas Promissores

No nicho dos projetos, os spots miniaturizados, apesar de pequenos em tamanho, prometem eficiência com fluxo luminoso notável. A viabilidade para estoque em prateleira pode não ser imediata, mas prevemos um aumento dessa tendência até o final de 2024. Destacamos três grandes importadoras que já apostaram nessa solução: Gaya, Luz Sollar e CTB.

5. Fora de Cena: O Que Não é Tendência em 2024

Lustres de cristal com pedrinhas penduradas e cúpulas de tecido estão perdendo espaço no mercado, respirando com auxílio. A demanda por esses itens está em declínio, ainda é possível trabalhar se o foco for o público B e C  fora dos grandes centros.

6. Conclusão: Apostas e Expectativas para 2024

Alberto Biancalana encerra destacando que se trata de previsões, e que Expolux 2024, será crucial para validar as tendências apresentadas. Convida todos a se inscreverem na lista de e-mails da Expolux para receberem conteúdos exclusivos e ficarem atualizados sobre o dinâmico mercado de iluminação.

 

*Conteúdo desenvolvido por Ilunato Indústria de Artigos de Iluminação. Confira nosso site para descobrir uma linha completa de perfis de LED para revenda.*