06 a 09 Ago | 2024
Expo Center Norte

Hans Donner lança linha de luminárias no primeiro dia da Expolux

Produtos exclusivos e as vantagens de leds, dimmers e sensores para maior controle no uso de energia marcaram a estreia da edição 2022.

O designer Hans Donner reforçou a importância da criatividade e dos trabalhos autorais na composição estética de projetos de iluminação, com lançamento da sua linha de luminárias Cendi durante o primeiro dia da Expolux, evento de iluminação referência na América Latina, que acontece até sexta-feira (5), no pavilhão do Expo Center Norte, em São Paulo, com organização da RX.

O profissional, criador da marca TV Globo, apostou no design minimalista e no formato de cone, consagrado na abertura de um programa jornalístico, em que o cone era cortado por luzes no espaço, e no nome inspirado no termo indígena Cendly, que significa luz, claridade. “Essa é uma forma muito clean e traz uma elegância, não é uma quebra de paradigma, mas é a utilização de uma forma que já fez parte da minha vida, que já esteve em aberturas de programas que tocaram milhões de pessoas e que agora ganha o real”, revelou Donner.

Com lançamento pela Munclair, a linha é composta por alumínio e vidro, materiais reutilizados pela empresa, que aposta em trabalhos autorais e sustentáveis.

Conteúdos

Além do lançamento, a inclusão de sensores e dimerização de drivers em projetos luminotécnicos, também foi destaque no primeiro dia de Expolux. As tecnologias que, possibilitam controle maior do uso da iluminação adequada, possuem vantagens que vão além da redução de custo e uso mais consciente de energia: contribuem para a redução de cansaço e estresse, aumento da produtividade e melhora de foco e concentração; e impactam também em maior durabilidade dos LEDs.  

“A vida útil da tecnologia está atrelada à temperatura de operação da luminária, por isso, o projeto térmico da luminária é muito importante. Se eu aplico o controle e diminuo a potência do produto quando não preciso, automaticamente, diminuo essa parcela de geração de calor, aumentando o tempo de vida útil da luminária e, consequentemente, do sistema”, reforçou Kleiton Chochi Zembovic, gerente de desenvolvimento de produtos eletrônicos do Grupo Lumicenter Lighting.

Um dos exemplos é o sensor combinado, que alia as tecnologias de sensores de presença e luminosidade. Por fazer as duas funções em uma mesma solução, também soma às estratégias de controle.

“Quando sol está fraco, a luminária trabalha mais, porque aumenta o fluxo luminoso, mas conforme a intensidade solar ganha força, o sensor capta a luminância adicional e dimeriza a luminária, sem precisar de controle manual”, explicou Zembovic. O assunto foi tema da palestra Sensores e Dimerização em espaços comerciais e industriais, conduzida pelo especialista, durante o primeiro dia do Simpósio Internacional de Iluminação (Simpoled), uma das atrações do evento, com curadoria da Associação Brasileira da Industria de Iluminação (ABILUX).

Na sequência, a palestra Qualidade da Luz e Leds em interiores, com Vicente Scopacasa, diretor da ConsulLed Consultoria e diretor de Produto e Desenvolvimento da Kelving Lab e da Sociedade Brasileira de Luz e Iluminação, destacou a evolução da tecnologia e como ela tem sido fundamental. “Atualmente, temos em torno de 200 luméns por watt, consistência e reprodução de cores melhoradas e maior controle do espectro de luz”, ressaltou durante a apresentação.

Integraram também a programação de palestras do dia, as apresentações A qualidade do projeto, com Eder Ferreira, arquiteto e lighting designer na LID – Light In Design e diretor financeiro da Associação Brasileira da Arquitetura da Iluminação; Criatividade é fundamental, com Regina Barros e Mohana Barros, arquitetas e sócias-diretoras na Archidesign; e Bem-estar com luz, com a Dra. Claudia Torres, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Hoje, quinta-feira (4), acontecerá o II Fórum Brasileiro de Iluminação Pública. Caso ainda não tenha se credenciado, clique aqui e venha para a Expolux!