Expolux supera expectativas em 2022 e celebra boa fase do setor

Enquanto alguns expositores comemoram movimentos de negócios de até 300% acima das expectativas, profissionais da indústria puderam conferir soluções e tecnologias que devem impactar residências e empresas em breve.

O uso eficiente da iluminação vai além de economia, segurança, estética e sustentabilidade, mas também está associado a melhor qualidade de vida e proteção à saúde, despertando o olhar dos profissionais do setor para novas soluções. Essa abordagem direcionou diversas discussões na 17ª edição da Expolux, realizada entre os dias 2 e 5 de agosto, no Expo Center Norte (São Paulo), com registro de público superior a 16 mil visitantes, composto por profissionais de diversos países, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Estados unidos, China, Portugal, México e Canadá.

“Precisamos entender de luz, mais do que de luminárias. Compreendendo o ciclo, suas características e possibilidades, identificaremos a luminária adequada, o tipo de LED que será utilizado no projeto, as tecnologias ideais para o dia e para a noite, etc. Atualmente é fácil obter isso, o leque de opções é muito grande”, disse Ruy Soares, doutorando e mestre em tecnologia da arquitetura pela FAU-USP, na palestra Luz e Saúde, uma das atrações do evento.

O especialista, que desenvolve pesquisas sobre os impactos da iluminação para a vida, falou da diferença de espectros e do emprego correto das luzes para não comprometer hormônios como cortisol e melatonina e, assim, não impactar no ciclo circadiano de pessoas em diferentes faixas etárias.  

Confira mais sobre a edição 2022 da Expolux: 

Números

Organizado pela RX, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX), o principal evento de negócios do setor de iluminação, contou com mais de 200 marcas expositoras. Na parte de conteúdo, foram 15 horas de apresentações com 22 palestrantes, sendo 14 nacionais e 8 estrangeiros, em parceria com a International SSL Alliance (ISA). Já em negócios, foram realizadas 60 reuniões, sendo que 88% dos encontros têm expectativa de continuidade nos próximos 3 meses.

Conteúdos

Além do espaço expositivo, a Expolux foi palco do Simpósio Internacional de Iluminação (Simpoled) que proporcionou nos quatro dias, uma jornada de conhecimento e atualização, com palestras sobre tecnologia, tendências, criatividade, bem-estar, saúde e sustentabilidade, além de contar, também, com II Fórum Brasileiro de Iluminação Pública, reunindo gestores públicos, lighting designers, engenheiros, arquitetos, decoradores, lojistas especializados e varejistas.

Outra atração foi a Mostra Design de Luminárias, com a exposição das peças para ambientes internos, externos, públicos e industriais, vencedoras do 8º Prêmio ABILUX Design de Luminárias.      

Para Roberto Saheli, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX), “a 17ª Expolux, após ausência de quatro anos, em função da covid-19, foi realizada de forma seletiva, apresentando novidades alinhadas às atuais tendências. Glamour e matérias-primas amigáveis ao meio ambiente como madeira e fibras naturais, que se destacaram. Ouvimos dos expositores que a edição surpreendeu, o número de visitantes qualificados superou as expectativas, assim como os inúmeros negócios efetivados no período”.

Expositores

Uma das marcasque ultrapassaram suas metas de negócios foi a Ilunato. Expondo pela primeira vez, na Expolux, a empresa trouxe 42 lançamentos, incluindo peças técnicas e decorativas, com alta transmitância de luz e resistência ao UV. “O resultado foi excelente, tínhamos uma meta de R$ 300 mil para fechamento de vendas e alcançamos R$ 1 milhão no primeiro dia do evento, então superou as nossas expectativas”, revelou Alberto Biancalana, lighting designer  e proprietário.

Também sucesso de negócios, a Germany, empresa da Blumenau Iluminação, especialista em iluminação externa, trouxe a ambientação de um jardim para o seu estande e teve resultados além do esperado, incluindo tratativas com players internacionais. “Nosso diferencial foi que disponibilizamos uma linha completa para áreas externas cobertas. Lançamos a linha Maruni, com luminárias feitas de corda náutica, em parceria com um escritório de design de Curitiba, a Asa design, que traz qualidade e durabilidade maior do que a palha e fechamos negócios com clientes do Chile, Uruguai, Paraguai e, em âmbito nacional, tivemos muitos visitantes do Centro-Oeste e Nordeste. Eu diria que superamos as expectativas em 300%”, contou Marcelo Paulino, gerente nacional.

Com atendimento a clientes nacionais e internacionais, a Taschibra promoveu o lançamento de campanhas e trouxe produtos que já existem no mercado, mas com novas tecnologias, como os painéis e a linha smart.  “A China está diminuindo a quantidade de materiais trazendo o drive e reator embutidos na luminária. O produto já vem pronto, é tecnicamente melhor e mais barato e isso beneficia ainda mais o consumidor. O movimento no estande foi além do que esperávamos, em torno de 20% acima das nossas expectativas”, explicou Afonso Schreiber Neto, diretor comercial da companhia.

Outra que se destacou em negócios foi a Alloy Iluminação. “É uma feira que não fazíamos há muitos anos e nos surpreendemos, talvez pelo tempo de estarmos ausentes e composição de produtos que nós apresentamos. Acreditamos que foi muito interessante para o público em geral e nos trouxe um ótimo resultado”, disse Alvaro Buzaid, CEO da empresa.

Confira depoimentos de outros expositores aqui.

Visitantes

Principal referência no setor de iluminação, a Expolux contou com visitantes de diferentes regiões do país, além de internacionais.

Flávia Fernandes, da Ambiente Luz, loja com mais de dez anos de mercado no Rio de Janeiro, veio à São Paulo conhecer lançamentos e produtos para atender seus clientes.  “Nosso objetivo foi descobrir novas tendências e novidades e fazer parcerias com novas empresas. Uma coisa que estávamos procurando eram as luminárias com palha natural, estilo praiano artesanal. É muito difícil achar uma fábrica que tenha esse material e encontramos na feira”, afirmou a lojista.

Marcos Galvão, arquiteto e designer de interiores na Light Iluminação, empresa de Piauí com dois anos de atuação no mercado, veio pela primeira vez ao evento, junto com o sócio, e revelou a oportunidade de se relacionar com empresas conhecidas, mas que não possuem representantes no estado. “Desde o início da pandemia, a iluminação mudou muito, então conhecemos muitas novidades e tecnologias, inclusive soluções voltadas para saúde mental. Nosso foco foi buscar mais parceiros para iluminação pública e parte externa. Vamos conseguir levar mais conteúdo para os parceiros da região”.

Kelly Alves Dias e Leondilmo da Silva Dias, lojistas da Casa do Encanador, em Goiás, vieram conhecer os designs de luminárias com o objetivo de ampliar a atuação em iluminação interna. “Queremos nos especializar no segmento de iluminação residencial. Captamos algumas marcas para trabalhar e queremos sair na frente na região onde atuamos”, reforçou o comerciante.

Com trabalhos na área de projetos, Douglas Cruz, gerente comercial da ELD Projetos, contou que a empresa possibilitou que os colaboradores se revezassem para visitar o evento e conhecer as soluções apresentadas. “Atualmente, o LED é a tendência do mercado até pela evolução, custo benefício e durabilidade. Estamos levando alguns catálogos e pretendemos trabalhar para ofertar soluções aos nossos clientes”.

A Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac), de Marília (SP), trouxe sete empresários da região para a efetivação de negócios. “Viemos em busca de novos fornecedores e estamos saindo daqui com muitos contatos. Iluminação é algo que encanta e saímos muito satisfeitos”, resumiu José Francisco, diretor da entidade.

“Da preparação à entrega da edição, notamos que tanto expositores quanto os profissionais do setor estavam ansiosos para conferir o que tem sido desenvolvido nos últimos anos, e os próximos passos no mercado de iluminação. E conseguimos apresentar isso de forma abrangente, trazendo tecnologias para ambientes internos, externos e públicos, debates sobre saúde, meio ambiente, criatividade e assuntos técnicos.  A edição foi um sucesso”, finalizou Ivan Romão, gerente da Expolux.

A Expolux destacou 14 setores de iluminação: cênica, educacional, comercial, industrial, publicitária, emergência, monumental, decorativa residencial, pública, decorativa profissional, subaquática e luminosas, lâmpadas, LED e OLED, reatores, drivers, controladores, componentes e matérias-primas.

A próxima edição será em 2024, de 06 a 09 de agosto, no Expo Center Norte. Para mais informações clique aqui.