Conheça os projetos que farão parte da Mostra Design de Luminárias da Expolux
Conheça os projetos que farão parte da Mostra Design de Luminárias da Expolux
Já estão definidos os modelos de luminárias que farão parte da Mostra Design de Luminárias, uma das atrações da Expolux, feira internacional de iluminação referência na América Latina, que acontecerá em setembro, em São Paulo.
A Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (ABILUX) anunciou os projetos vencedores do Prêmio ABILUX Design de Luminárias 2024, em cerimônia realizada na quinta-feira (8), na capital paulista.
Os premiados, além de ganharem o selo de reconhecimento, após análise de júri formado por especialistas, pesquisadores, desenvolvedores de produto e professores que são referência no mercado, também terão a oportunidade de fazer parte do evento que dá visibilidade a projetos que refletem o atual movimento da indústria em termos de eficiência, criatividade e resolução de problemas, por meio da exposição exclusiva.
“O prêmio existe como uma forma de incentivar a indústria a criar soluções inovadoras, com diferenciais de mercado e que, através desses diferenciais, possamos também exportar produtos. Como são commodities, precisam ter essas características para se destacar”, explica Isac Roizenblatt, diretor técnico da ABILUX.
Já Tatiana Rassini, gerente da Expolux, destaca que a exposição dos vencedores de cada categoria da premiação na Mostra Design de Luminárias da Expolux, “reforça a oportunidade de projetos serem conhecidos in loco por profissionais que movimentam o mercado nacional e internacional, entre eles tomadores de decisão e compradores”.
“Bio”, arte e customização: as soluções vencedoras
De acordo com informações da ABILUX, a edição 2024 do prêmio contou com a inscrição de 121 projetos de luminárias, de 41 indústrias, oito profissionais autônomos e 10 estudantes, de nove estados brasileiros como: Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com a conquista de quatro prêmios, a PowerLume foi um dos destaques da cerimônia. “São luminárias de grandes obras como Ponte Hercílio Luz, Museu do Ipiranga, Pinacoteca e o foco da nossa empresa é trabalhar com produtos de área externa. Por ser uma indústria nacional, temos facilidade em customizar nossas soluções”, conta Welker Geraldi, engenheiro mecânico da empresa.
“A nossa engenharia e diretoria têm como foco desenvolver seus próprios produtos. Dois dos premiados são lançamentos e o prêmio abre portas por ser de expressão nacional e até mesmo internacional”, acrescenta Eduardo Brando de Souza, supervisor de engenharia da empresa.
Participando pela primeira vez da premiação, a Ola - Luminárias Acústicas reforça a importância dos biomateriais no projeto. “A nossa luminária de teto é feita de micélio, raiz do cogumelo, um projeto biodegradável com proposta biocircular. E um dos questionamentos que fazemos é, estamos desenhando produtos para ficar para a história, mas que não necessariamente precisam durar para sempre”, afirma Ana Paula de Carvalho Laronga, designer e sócia-fundadora.
“Um dos pilares da nossa empresa é pensar no projeto em seu começo, meio e fim, por isso, tentamos buscar a melhor solução possível dentro dos recursos disponíveis, para desenvolver um produto que não afete a nossa existência”, complementa Maria Manuela Bertola Estupinan, também sócia-fundadora da Ola.
Além da criatividade, o conceito artístico ganhou espaço no evento, com a premiação da luminária de piso Think About Art. “A ideia foi valorizar a cultura, então fizemos parceria com o artista plástico, Elvis Mourão, para que o nosso projeto fosse criativo e que pudesse trabalhar uma proposta de obra de arte integrada à peça e não em uma parede”, explica Thiago Simões Tavore, sócio da Think Creative Lighting + Design, empresa responsável pelo projeto.
Quem também deixou o nome registrado na história da premiação foi o universitário Vitor Hildebrandi Marchione, que apresentou o Biolux, projeto que tem como base iluminação natural como alternativa para solucionar problemas como, por exemplo, o apagão elétrico em São Paulo. “Minha solução veio de uma matéria sobre como a bioluminescência dos vagalumes funciona, então pensei e, se tivéssemos uma iluminação que não viesse da eletricidade, mas da própria natureza, como se ela estivesse nos dando uma resposta?”, conta.
Foram anunciados vencedores em oito categorias. Confira:
- Categoria Interiores Luminárias de Parede
1º lugar – Luminária Lumiére – empresa Assa Abloy Brasil
2º lugar – Luminária Move Elastic – empresa Poled
3º lugar – Luminária Içana Baniwa – empresa Munclair Iluminação
- Categoria Interiores Luminárias de Piso
1º lugar – Luminária Think About Art – empresa Think Creative Lighting + Design
2º lugar – Luminária Coluna Modular Kelp – Classic Lar
3º lugar – Luminária Too Tsurus pela Paz – empresa Exper Soluções Luminotécnicas
- Categoria Interiores Luminárias de Mesa
1º lugar – Luminária Carimbó LVF. 109 – empresa Attimo Iluminação
2º lugar – Luminária Iris – empresa Alfalux Iluminação
3º lugar – Luminária Abajur Lençóis – empresa Centro Elétrico
- Categoria Interiores Luminárias de Teto
1º lugar – Luminária Acústica Hogar – empresa Ola Luminárias Acústicas
2º lugar – Luminária Ring Mix – empresa Power Lume
3º lugar – Luminária Messier – empresa Newline Iluminação
- Categoria Interiores Luminárias de Aplicação Industrial
1º lugar – Highbay Quasar Led – empresa Brilia
2º lugar – Olympus – empresa Zagonel
3º lugar – HDA G4 – empresa HDA Iluminação Led
- Categoria Interiores Sistema de Iluminação
1º lugar – Sistemas de Iluminação PEN 60 – FD – empresa Power Lume
2º lugar – Sistemas de Iluminação FIT 15 – empresa Newline Iluminação
3º lugar - Sistemas de Iluminação Inteligente SIIZ – empresa Zagonel
- Categoria Exteriores Luminárias de Vias Públicas, Incluindo Praças
1º lugar – Piso estrelado com fibras óticas – empresa Fasa Fibra Ótica
2º lugar – Luminária Litway – empresa Direct Light
3º lugar – Luminária Ekkos – empresa Zagonel
- Categoria Exteriores Luminárias para Jardim
1º lugar – Luminária Tubo – empresa Interlight
2º lugar – Poste Balizador Cairo – empresa Intral
3º lugar – Luminária Brontes – empresa Misterled
- Categoria Exteriores Luminárias de paredes, piso ou solo
1º lugar – Luminária Domme – empresa Power Lume
2º lugar – Luminária Arandela Vivlio – empresa Misterled
3º lugar – Luminária Arandela Aro – empresa Vira Iluminação
- Categoria Exteriores Projetos
1º lugar – PLA – Projetos de Longo Alcance – empresa Power Lume
2º lugar – Projetos Led Modular para arenas e estádios – empresa Conexled
3º lugar – LD - 4PR – empresa Reeme
- Categoria Exteriores Luminárias Subaqúaticas
Prêmio único – Estrelado Subaquático com Fibras Óticas – empresa Fasa Fibra ótica.
- Categoria Estudantes
Prêmio único – Biolux – desenvolvido pelo estudante universitário Vitor Hildebrandi Marchione
As soluções vencedoras poderão ser conhecidas na 18ª edição da Expolux. O evento acontece de 17 a 20 de setembro, no Expo Center Norte. O credenciamento on-line e gratuito já está aberto e pode ser feito em https://www.expolux.com.br/.