06 a 09 Ago | 2024
Expo Center Norte

A Expolux está chegando; confira alguns spoilers na entrevista com Ivan Romão

Luz ultravioleta (UV) para assepsia e esterilização em hospitais e sistemas de ar condicionado, sistemas inteligentes e os projetos com designs e funcionalidades adaptáveis aliadas à eficiência energética, serão apenas algumas das atrações da 17ª edição da Expolux, maior evento da indústria da iluminação da América Latina, que destacará o novo cenário do setor, reunirá empresas e profissionais nacionais e estrangeiros que são referências no mercado e acontecerá em menos de um mês – entre os dias 02 e 05 de agosto – no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para saber mais, incluindo as expectativas dos expositores e visitantes, veja a entrevista abaixo com Ivan Romão, Gerente de Produtos da RX (Reed Exhibition), organizadora da feira. O bate-papo traz alguns spoilers do evento que voltará a acontecer neste ano com muitas novidades. Confira:

 

Expolux (EXP) - A Expolux voltará a acontecer presencialmente em agosto. Quais têm sido os maiores desafios para a organização do evento?

Ivan Romão (IR) - Acho que o maior desafio é levar ao pavilhão as novidades e debates que estão impactando não apenas o atual cenário do mercado como apontando os próximos passos do setor e oferecer um panorama completo de atualização para as empresas e profissionais.

Neste sentido, a Expolux 2022 acontece em um momento importante para o mercado latino americano, em que muitas novas tecnologias, designs e sistemas de eficiência energética e a chegada de novos players estão movimentando o setor.

Além disso, temos buscado destacar a força e a importância do evento presencial. Desde a última edição, realizada em 2018 e com os adiamentos devido à pandemia, os players do setor e nós, organizadores, tivemos que nos reinventar e procurar alternativas para a manutenção das nossas audiências (públicos). O virtual, é claro, veio para ficar, como uma alternativa.

Prova disso, diante da impossibilidade dos encontros presenciais, nos últimos dois anos, organizamos eventos on-line que destacaram as tecnologias e aplicações no segmento de decoração e design em âmbitos comercial, industrial e de iluminação pública, assuntos que continuam muito em evidência porque as necessidades e as demandas estão pautando o mercado. Temos, por exemplo, muitos projetos de iluminação pública acontecendo ou previstos em muitas cidades brasileiras, que envolvem mobilidade e segurança, além do fortalecimento da Internet das Coisas (IOT) moldando projetos, só para destacar alguns dos assuntos. Neste ano, enfim, os visitantes poderão conferir tudo isso e muito mais durante a realização da Expolux, nos estandes e na programação de conteúdos, no Simpósio Internacional de Iluminação (SimpoLed), organizado pela Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux) e na Mostra Design de Luminárias, atrações do evento.

 

Percebemos, pelas experiências recentes em feiras, sejam da RX ou de outras organizadoras, que o presencial continua com enorme relevância. E isto será perceptível, principalmente em um produto como o nosso, que exige a questão do tátil e que oferece ao público a possibilidade de vivenciar a experiência física da iluminação para constatar todas as sensações que ela transmite. A prática do negócio é presencial.

 

EXP – Em comparação com as edições anteriores, o quesito segurança deve ganhar uma importância maior? O que a organização tem feito neste sentido?

IR - A RX, como uma empresa global, tem promovido eventos em diversos países, incluindo o Brasil, e seguido um protocolo desenvolvido pela própria empresa e alinhado às autoridades ligadas à segurança sanitária, como prefeituras e governos. Já tivemos momentos práticos destes protocolos, por exemplo, na FEICON e mesmo antes, em novembro de 2021, na Equipotel. Temos orientado todos os nossos expositores e visitantes a segui-los, para o recebimento, com segurança, da audiência esperada para o evento, porque são protocolos testados mundialmente e aprovados pelos órgãos locais.

 

(EXP) Como vocês avaliam o retorno do evento e a sua importância estratégica para a indústria da iluminação?

IR - Vamos ter um evento diferente, isso é fato, e que marcará o início de uma nova história porque muita coisa mudou nos últimos anos, principalmente com o período pandêmico. Como mencionei, a última edição presencial da Expolux foi em 2018, são quatro anos de desenvolvimento de tecnologias que estão chegando ao mercado e apontando o futuro da indústria de iluminação, além do surgimento de novas empresas que estão trazendo soluções incríveis em termos de eficiência e economia, por isso teremos muitos novos expositores e muitas novidades para mostrar na retomada da Expolux.

 

EXP - Vocês estão planejando alguma transmissão on-line de conteúdos (palestras) ou serão atrações para quem estiver no pavilhão?

IR - A feira será 100% física. Mas, por conta de alguns países estarem com rígidos protocolos sanitários e, diante do objetivo de tornar mais completa e atual a experiência dos participantes, receberemos alguns conteúdos digitais, daqueles palestrantes que não poderão estar presentes, para exibição ao público.  Durante o SimpoLed, a International Solid State Lighting Alliance (ISA), entidade internacional parceira da Abilux, apresentará temas importantes de mercado via transmissão on-line. 

 

EXP - No site é possível ver o apoio de várias associações. Como os parceiros têm contribuído para o evento?

IR - Já citei um exemplo dos conteúdos, em que as instituições parceiras do evento terão a oportunidade de apresentar cases de sucesso dos seus associados e clientes. Além disso, elas têm apoiado com o incentivo à participação dos seus membros de forma direta, seja como expositores ou visitantes, e divulgado a importância de estar em um evento que é referência e sinônimo de atualização, conhecimento e negócios para arquitetos, light designers, designers de interiores, engenheiros e projetistas. Inclusive, através das parcerias, tive a oportunidade de palestrar para algumas entidades sobre o que será a Expolux 2022 e quais serão as oportunidades de negócios para as empresas.

 

EXP - Quais assuntos deverão pautar o evento em termos de novidade?

IR – Um dos destaques será a importância da iluminação nos protocolos de segurança sanitária. Caso das lâmpadas UVs, que auxiliam na descontaminação de ambientes e objetos e têm sido utilizadas até em sistemas de ar condicionado em hospitais e outras áreas que necessitam de maior higienização. Este é um assunto que será muito abordado na Expolux, seja na grade temática de palestras ou na exposição de produtos.

Outros são a iluminação pública em função da troca de tecnologia que está acontecendo em diversas regiões do Brasil, com a preocupação de ser mais eficiente, sustentável, além de promover a integração de soluções de segurança, economia e mobilidade; e também o atual cenário do design, com tecnologias e os produtos feitos sob medida, na confecção de luminárias aplicadas em projetos cada vez mais eficientes e adaptáveis.

 

EXP - Em termos de estrutura, o que os visitantes irão encontrar na edição 2022?

IR - Ocuparemos os dois pavilhões centrais do Expo Center Norte, o branco e verde, teremos duas entradas, uma destinada ao design decorativo e outra às iluminações técnica e pública. Isto não quer dizer que os visitantes não possam acessar os dois lados, é apenas para facilitar a logística de visitação e de distribuição de espaços da feira.

Em termos de atrações, contaremos com palestras sobre inovação, mercado, iluminação inteligente, telegestão na iluminação pública, design e decoração, nos quatro dias de evento com a experiência do Simpoled, que também terá na sua programação o II Forum Brasileiro de Iluminação Pública Inteligente, além de conteúdos internacionais da ISA, associação que agrega fabricantes da Ásia.

 

Outros atrativos serão a Mostra Design de Luminárias, com as peças vencedoras do Prêmio ABILUX Design de Luminárias 2022, evento em reconhecimento aos novos destaques no atual mercado e as Rodadas de Negócios em âmbito nacional, em espaço adequado para o encontro de compradores convidados  e fornecedores, com uma agenda pré-determinada. Somam-se a tudo isso, os expositores com seus estandes maravilhosos.

 

Em termos de estética a Expolux se destaca em função do produto e investimento dos expositores na feira.  Tenho ótimas expectativas para a realização presencial do evento após quatro anos. As empresas têm investido e estão com grande perspectiva para expor seus produtos.

 

EXP – Sobre as expectativas, qual é a projeção de visitantes e de expositores para a edição 2022?

IR - Sobre os expositores, já atingimos a meta de empresas nacionais. O que posso adiantar é que teremos 200 marcas expondo seus lançamentos e portfólio de produtos.

Já o credenciamento, iniciamos em maio e verificamos que já ultrapassamos a nossa curva de expectativa para o período, no comparativo com o evento anterior. Em 2018, tivemos em torno de 25.000 visitantes e projetamos atingir no mínimo este número, mas devemos superar. Menciono isso com base nas experiências com os eventos realizados, recentemente, pela RX Exhibitions, em que todas as feiras superaram as metas e as expectativas. A Expolux também será um sucesso.  

 

 

Não fique de fora deste importante encontro do mercado de iluminação. Para credenciamento e mais informações, acesse aqui