Spots de iluminação: como e onde usar, além de projetos para se inspirar!

A técnica pode trazer destaque para elementos decorativos, como esculturas e quadros, e imprimir a sensação de aconchego

Foto reprodução.

A partir de pequenos focos de luz, os spots de iluminação podem destacar elementos decorativos e detalhes arquitetônicos, além de conferir aspecto minimalista e delicado aos ambientes. Uma técnica versátil, pode ser adaptada tanto a espaços interiores quanto exteriores, direcionando a luz para os elementos desejados e sendo embutida, se desejado, em tetos, paredes e pisos.

“A principal vantagem é que os spots são peças versáteis,” conta Sérgio Albanesi, CEO da The Light. “Além de estarem disponíveis em diversos formatos, materiais e acabamentos, os spots podem ser aplicados com objetivos de iluminação diferentes”, complementa.

Enquanto não existe um spot determinado para cada área da casa, os acessórios são divididos pela função de fornecer uma luz mais direcionada – a cênica – ou mais difusa, ou geral.

A cênica normalmente é mais pontual e usada para destaque de revestimentos e objetos no lar, enquanto a iluminação difusa tem ângulos mais abertos. “O spot é decidido especificamente para o objetivo luminotécnico que deseja para o ambiente,” ressalta Sérgio.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação técnica. Para continuar lendo, acesse o portal da Revista Casa e Jardim.