Smart Grid aplicado à iluminação pública e ao controle de iluminação dos próprios municípios

Foto reprodução.

O SIM, SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO, é uma ferramenta para automação, normalmente utilizado em serviços de iluminação pública, por exemplo em luminárias com lâmpadas de descarga ou a LED, mas com ele é possível controlar a distância e com precisão quaisquer tipos de equipamentos elétricos nas mais diversas situações.

Pode-se, por exemplo, controlar a iluminação de parques para acender e apagar as luzes, diminuir o fluxo luminoso em horários pré programados (dimerizar a iluminação), controlar quadras esportivas, assim como controlar chafariz, estabelecendo-se horários para demonstração ligando e desligando, inclusive o sistema de som que acompanha efeitos especiais.

No caso de iluminação pública, permite que se faça o controle efetivo das ruas e avenidas da cidade, com dados reais, colhidos diretamente no ponto de trabalho, facilitando o dia a dia e gerando economia e o mais importante é que toda a gestão é feita “on-line”, em tempo real. Temos desta forma uma gestão automatizada de cada ponto, garantindo qualidade ao serviço de iluminação pública, podendo ser acessado de um tablet ou computador.

O sistema mede, informa, recebe e emite comandos e ações para cada ponto.

Durante todo o dia os dados são colhidos em tempos pré-programados e armazenados em uma base de dados segura MYSQL, que passa a informar as condições do sistema ao administrador, tendo-se como programar as manutenções corretivas e preventivas com excelentes níveis de precisão dispensando sistema de “reclame para consertar”.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre Iluminação Pública. Para continuar lendo, acesse Prefeitos e Gestões.