Mapeamento de iluminação pública com IA facilita gestão e reduz custos

Mapeamento de iluminação pública com IA facilita gestão e reduz custos

Tecnologia permite mapeamento inteligente de ativos urbanos, reduz custos operacionais e impulsiona a modernização da infraestrutura pública

A inteligência artificial (IA) pode ajudar municípios a dar um passo além na gestão da iluminação pública. A combinação da IA com sensores se apresenta como um caminho estratégico para acelerar a modernização da infraestrutura urbana, reduzir desperdícios e oferecer serviços públicos mais eficazes à população. Ao transformar dados em decisões, essas tecnologias não apenas melhoram a gestão da iluminação pública, mas também preparam as cidades para os desafios do futuro.

André Sih, Founder & Managing Partner da Fu2re Smart Solutions, ressalta que, em muitos casos, o mapeamento é feito de forma manual por técnicos em campo. Ao usar a tecnologia a seu favor, municípios podem realizar o reconhecimento de ativos com mais agilidade. “Isso permite que os colaboradores desempenhem atividades mais estratégicas dentro das distribuidoras de energia”, afirma.

De acordo com o Censo da Iluminação Pública no Brasil, divulgado no ano passado, o Brasil possui mais de 22 milhões de pontos de iluminação pública instalados nos municípios. Já um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública em 2024, indicou que 80,4% dos pontos de iluminação pública no Brasil têm potencial para modernização.

Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais, acesse: InfraRoi