Iluminação para Academia: saiba como deixar salas de treinos mais funcionais!
Para muitos, essa pode ser apenas um detalhe banal e sem tanta importância nos resultados finais de um negócio. Entretanto, você sabia que a escolha de lâmpadas, luminárias e refletores certos ajudam no desempenho dos seus alunos? Por isso, se você está pensando em abrir ou reformar uma Academia, fique atento nessas dicas!
Com elas você irá evitar ambientes desestimulantes e até mesmo propícios a acidentes. E o melhor: terá o ambiente ideal para evitar evasões e deixar a taxa de fidelização sempre alta. Continue lendo que eu vou te explicar como!
Qual o segredo por trás da sua iluminação?
Bom, talvez, nesse momento, você esteja pensando como algumas lâmpadas poderão reter os seus alunos e até aumentar o seu faturamento. Mas, quando se trata do seu negócio, é preciso ir além do óbvio e sempre prezar pelo atendimento de excelência. Assim, não basta apenas focar em treinos e uma recepção de excelência. Todos os detalhes importam no processo de experiência do cliente.
A iluminação para Academia certa interfere diretamente no conforto e bem-estar dos seus alunos. Muitas vezes, o aluno não rende, não se sente confortável ao treinar, mas, nem ele sabe que isso pode estar relacionado ao local de treino. Então, responda para mim: você gostaria de trabalhar em um espaço escuro ou que te transmitisse uma sensação de relaxamento? Com certeza, não! Quando você chega na Academia, o objetivo é ficar motivado e sentindo a energia lá em cima, certo?
O que muitos gestores não sabem, no entanto, é que existe sim tipo de lâmpadas e iluminação estratégicas. Assim, além da sensação de ânimo, motivação e foco, essas luzes evitam acidentes. Algumas iluminações não são apropriadas para momentos de esforço físico. O motivo? Quando mal posicionadas, essas luzes podem formar pontos de luz nos olhos dos alunos o desconcentrando mas, também, causando escurecimento da vista, dores de cabeça e quedas.
Então, como deve ser a iluminação de uma Academia?
A iluminação de Academia deve ser funcional e, portanto, instalada e posicionada estrategicamente. Uma Academia possui vários ambientes com finalidades diferentes, como salas de treino, banheiros, vestiário e recepção. Por isso, é natural que a iluminação de um ambiente de treino atenda as necessidades de cada ala.
Assim, devo explicar que existem dois principais tipos de tonalidades de iluminação. Elas são responsáveis por climatizar o ambiente, mas, também, despertar diferentes emoções em que está usando o local. Veja a diferença:
Cores quentes e amareladas: causam a sensação de aconchego e conforto
Cores frias e brancas: causam a sensação de ânimo e produtividade
Desse modo, fica evidente saber que a iluminação para Academia correta é a segunda opção. Dica extra: para evitar que a luz fique batendo nos olhos do aluno, elas podem ter jogos de luzes indiretos e serem rebatidas para o teto. Ou, então, certas luminárias podem ficar embutidas, iluminando apenas alguns pontos estratégicos, como:
- Área de vestiários
- Armários
- Bebedouros
- Mesas de atendimento
- Paineis
Além de garantir a segurança nos treinos, isso também passa a sensação de que o ambiente é maior para quem está frequentando. Por isso, é uma excelente dica para quem não possui uma área tão vasta.
A boa entrada de luz natural é uma estratégia para iluminar e, inclusive, economizar energia. Porém, nem sempre essa é uma alternativa para os locais de treino. Afinal, luz natural também é sinônimo de luz solar e, portanto, de calor. Você não precisa de alunos reclamando de calor e raios de sol nos olhos durante os treinos, não é mesmo?
Por isso, simplesmente quebrar uma parede e colocar uma janela ou superfície em vidro pode não resolver o problema. Caso as suas salas não contem com boa disposição para entrada de luz, cogite usar tubos estratégicos em seu ambiente. Assim, eles garantirão uma melhor difusão de luz solar sem comprometer o desempenho dos alunos.
Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação técnica. Para continuar lendo, acesse o Blog da Nextfit.