17 a 20 Set | 2024
Expo Center Norte

Iluminação Industrial: conheça características e tendências dos projetos atuais

Foto por Drew Breamer.

O mercado de iluminação industrial também tem passado por algumas transformações e acompanhado as tendências que têm impactado os projetos luminotécnicos comerciais e residenciais, como maior luminosidade, controle no acionamento, sustentabilidade e, principalmente, economia energética.

No caso das indústrias, diferente de locais como escritórios, bares, restaurantes e lojas, em que a estética é tão importante quanto o tipo de luz, o feixe irradiado e a intensidade, a eficiência energética está mais relacionada à produtividade, ao conforto visual, à segurança dos colaboradores e também ao ramo de atuação.

 

Filipe Braz, diretor de marketing da Conexled, empresa que desenvolve soluções energéticas para espaços públicos e industriais com tecnologia LED, explica que “há modelos diferentes para cada área, desde as muito frias ou muito quentes, as corrosivas, as de atmosferas explosivas, as que estão expostas à maresia, ao tempo, a gases e vapores, até locais que exigem proteção antivibração, resistentes ao alto impacto, dentre outras particularidades, como o tamanho do espaço, sendo que para cada local dentro da mesma indústria é possível trabalhar com diferentes categorias de iluminação”.

Em meio à diversidade de soluções, algumas tendências também estão impactando o mercado reforçando a eficiência. O profissional destaca o que as empresas mais têm buscado na hora de fazer um novo projeto de iluminação ou substituir o já existente. “No momento há uma demanda maior por luminárias com alta eficiência luminosa e menor consumo e, também, a requisição de iluminação para grandes áreas e alturas. Em termos de novidades, diversos tipos de automações estão ganhando espaço, possibilitando o equilíbrio de iluminância através de sensores inteligentes, controle a distância, entre outras características”.

Com novos equipamentos e mecanismos presentes em diferentes projetos de iluminação industrial, é possível apontar algumas perspectivas para o setor. “A própria tecnologia tem evoluído para dispositivos menores, mais leves e até flexíveis. Além disso, a digitalização do controle da iluminação e a automação dos aparelhos para acionamento também a distância, através do smartphone, deverão ganhar mais espaço”, aponta Braz.

Iluminação industrial, inclusive, será um dos temas que pautarão a 17ª edição da Expolux, maior evento da América Latina para empresas e profissionais do setor de iluminação, que terá conteúdos sobre tendências, produtos, soluções e inovações, além de espaço expositivo para uma diversidade de empresas de 14 segmentos, incluindo as que desenvolvem projetos luminotécnicos cênicos, educacionais, públicos, comerciais, entre outros.  

A Conexled estará ao lado de outros players importantes expondo novidades. Dentre elas, a “linha de projetores para grandes áreas e torres de iluminação, que se destaca pela robustez e eficiência luminosa, entregando o maior pacote de luz existente no mercado, com ângulo do facho de 10º chegando à 190.000 Lúmens; a  linha de luminárias herméticas, ideal para indústrias frigoríficas ou ambientes que tenham grande variação de temperatura; e a linha de projetores LED especiais para áreas com alta temperatura e ambientes corrosivos”, revela Braz.

 

A Expolux acontecerá no período de 02 a 05 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e é uma oportunidade para os profissionais fazerem negócios e networking, se atualizarem, conferirem os lançamentos recentes e ampliarem conhecimentos.

Você pode fazer seu credenciamento gratuito clicando aqui.