Iluminação em estádios: tudo o que você precisa saber!

Foto reprodução.

É fato que o futebol é um dos esportes mais amados do mundo. Não tem como não vibrar e torcer diante do espetáculo que é uma partida de futebol, ainda mais com a Copa do Mundo! Mas existem alguns fatores que contribuem para criar a emoção durante o jogo, idealizados, justamente, para tornar a partida de futebol um evento mágico. Um desses fatores é a iluminação. Quer saber mais como a iluminação é planejada nos estádios de futebol para melhorar a experiência dos jogadores, torcedores e imprensa? Então, aproveite esse artigo!

Existem diversos desafios que um bom projeto de iluminação para um estádio precisa levar em conta. Além da área mais importante que é o campo, áreas convencionais, administrativas e a cênica (a que valoriza o projeto arquitetônico), também devem ser levadas em conta. E para isso, o projeto deve garantir que não: existam dificuldades para identificar os jogadores, sejam criadas sombras dentro do campo e ocorra o ofuscamento nos atletas. Além disso, deve-se assegurar que os projetores e lâmpadas ofereçam luz suficiente para todos os envolvidos na partida, sem que ela seja excessiva para a vizinhança do estádio.

  • As iluminações administrativa e dos vestiários devem atender às necessidades das pessoas que irão utilizar, porém não existem exigências que regulam esses espaços. A sugestão é que seja uma iluminação básica, mas que estimule as pessoas que trabalham nos espaços e os jogadores antes e depois das partidas.
  • Já para a área destinada à imprensa, a iluminação também pode ser básica. A grande preocupação deve ser com a parte elétrica devido ao alto volume de equipamentos. Além disso, é um setor que, necessariamente, deve ser abastecido por um gerador.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação técnica. Para continuar lendo, acesse o Blog da Aalok.