Iluminação do ambiente: Entenda como ela afeta a saúde da equipe

Foto reprodução.

É cada vez mais comum no mundo empresarial se ouvir falar em ergonomia e qualidade de vida no trabalho. Proporcionar um ambiente de trabalho agradável, seguro e confortável deixa os colaboradores mais satisfeitos, felizes e consequentemente mais produtivos.

O bem-estar corporativo já vem sendo considerado uma verdadeira estratégia para empresas que querem criar um diferencial e se destacarem no mercado, e alguns detalhes como a iluminação são realmente relevantes.

Além disso, investimentos em ergonomia e qualidade de vida são cada vez mais exigidos pela legislação trabalhista. A exemplo disto, a Norma Regulamentadora número 17 (NR-17) exige das empresas responsabilidades relacionadas a ergonomia. Dentre essas exigências, a iluminação destaca-se como um fator que merece atenção.

Os níveis de iluminação laboral interferem na saúde e na produtividade da equipe. Quer saber mais como a iluminação pode afetar a saúde de seus colaboradores? Então, acompanhe com a gente.

A relação com a ergonomia

ergonomia, segundo Abergo (2000), tem por objetivo:

modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele existente, às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.

Burini (2001), por sua vez, destaca que uma das características mais importantes do ambiente laboral é a quantidade de luminosidade disponível para o exercício das atividades profissionais.

Podemos constatar que a iluminação é um fator determinante para a ergonomia, tanto que a NR-17 estabelece algumas exigências relacionadas ao tema, como:

  • Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade;
  • A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa;
  • A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

Outra norma relacionada à iluminação é a Norma de Higiene Ocupacional 11, ela estabelece os padrões adequados de iluminação do ambiente através dos níveis de iluminância, ou seja, os níveis de luz que incidem em uma superfície.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação e saúde. Para continuar lendo, acesse o site da Beecorp.