Iluminação cênica em LED vai realçar a segunda igreja mais antiga de Curitiba
Foto: Paróquia Sant'Ana - A Paróquia
A Igreja Sant’Ana de Abranches, a segunda mais antiga da cidade (depois da Igreja da Ordem), vai receber iluminação cênica monocromática em tecnologia LED. A mudança servirá para realçar elementos e adornos criados em 1893 por colonos poloneses que a ergueram, e destacar a beleza singular da arquitetura do templo religioso e edificação histórica.
A igreja fica na Rua Vitório João Brunor, 688, onde equipes do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na infraestrutura subterrânea necessária para posteriormente instalarem os equipamentos de iluminação em LED.
“As luminárias LED proporcionam melhor iluminação e economia de energia. Já a iluminação cênica realça a beleza singular dos templos religiosos e das edificações históricas, conferindo-lhes uma atmosfera especial e solene”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de obras públicas.
Serão iluminados os detalhes da arquitetura, como os pilares e janelas, a torre do campanário, elementos decorativos da fachada e das cruzes. Para isso, serão instalados 101 projetores, sendo 26 de embutir no piso e 75 luminárias direcionáveis, que servirão para destacar áreas específicas.
Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação cênica. Para continuar lendo, acesse o CGN.