Confira como deve ser feita a iluminação para supermercados!
Foto reprodução.
Os supermercados têm como principal característica a venda de mercadorias com a ausência de vendedores. Cada prateleira tem um tipo de produto, então, para que o cliente se sinta confortável e encontre com facilidade os itens que deseja, a luminosidade pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta de marketing.
A iluminação para supermercados precisa ser planejada por meio de um projeto que apresente um fluxo luminoso adequado e que contenha um índice de cores que deixem os produtos mais atraentes aos olhos dos consumidores. Assim, o ambiente vai ficar receptivo e agradável aos públicos de todas as faixas etárias.
Deseja saber mais sobre como deve ser feita a iluminação para supermercados? Continue a sua leitura!
O que é um projeto de iluminação?
O projeto de iluminação, que também é conhecido como projeto luminotécnico. Juntando as duas funções, que são a estética do ambiente e a funcionalidade, os projetos tendem a render bons resultados para os donos dos supermercados.
Para que ele possa ser realizado com eficácia, é necessário contar com a ajuda de profissionais da área, que vão analisar a planta do local e utilizar as especificações de instalação elétrica com as luminárias corretas para cada área do local. Isso é fundamental para que o projeto possa ser aplicado de maneira correta e para que ele agrade tanto o proprietário como os clientes do supermercado.
Depois que o projeto estiver pronto, ele precisa passar pela avaliação do dono do estabelecimento. As exigências e necessidades dele devem ser levadas em consideração, afinal, ele é quem está interessado em aperfeiçoar as condições ambientais do seu negócio, e sabe perfeitamente quais são os pontos que necessitam de maior ou menor iluminação.
Por que um projeto de iluminação é tão importante para um supermercado?
Um projeto de iluminação é extremamente importante para o sucesso de um supermercado, pois além de trazer conforto aos funcionários e aos clientes, ele também oferece sofisticação ao local. Outro ponto relevante é que, seja na parte interna, seja na área externa do empreendimento, a visibilidade é essencial para valorizar a decoração.
As luminárias precisam estar adequadas para cada sessão do supermercado e certos pontos devem ser avaliados, tais como:
- Design das luminárias harmonioso;
- Curva de distribuição luminosa que provê nível adequado de iluminação;
- Temperatura de cores;
- Índice de reprodução de cores que valorize os produtos e as gôndolas;
- Potência correta para baixo consumo de energia;
- Fluxo luminoso adequado para que o nível de iluminação atenda às normas vigentes e valorize o salão de vendas.
Todo projeto de iluminação de um estabelecimento comercial passa por avaliações técnicas para o cumprimento de normas legais. Também, pela análise de psicólogos, que ajudam a pensar em como o cliente se sente quando está na frente de uma gôndola.
Ele precisa se sentir animado, pois assim vai comprar mais. Outros cuidados devem ser tomados para que a luminosidade fique perfeita. Veja, abaixo, as nossas dicas!
Estruture um projeto luminótecnico com LED (Light Emitting Diode)
Apostar em um projeto luminotécnico com luminárias de LED é uma ótima opção. Essa tecnologia oferece inúmeros benefícios aos supermercados que utilizam essas alternativas em seus ambientes. Veja quais são os principais:
- Redução de custos tanto com energia como com manutenção;
- Valorização dos produtos expostos.
Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação técnica. Para continuar lendo, acesse o site da SX Lighting.