Como fazer a iluminação de chão em área externa?

Foto reprodução.

Um projeto externo de iluminação de chão é essencial para a funcionalidade da casa, mas não é só isso. O fator estético também requisita a presença de luz, já que ela é fundamental para embelezar o jardim à noite.

Seus objetivos abrangem desde a criação de uma porta de entrada iluminada pelo gramado até a divisão de ambientes. E é por esses motivos que o projeto de iluminação em área externa deve ser bem planejado e acompanhado. 

Além, é claro, de envolver peças criadas para a área externa, essa iluminação traz toques curingas que trouxemos para você! Vamos lá?  

 

ATENTE PARA A QUANTIDADE DE PONTOS DE LUZ

A iluminação de chão para o jardim deve, principalmente, oferecer conforto para a circulação. Além disso, deve evidenciar detalhes e gerar aquela sensação aconchegante e, portanto, ela deve ser pontual.

Sendo assim, evite iluminar excessivamente a área externa — nada de dar a impressão que é dia, hein? Isso pode incomodar até seus vizinhos. 

Mas afinal, onde devem estar os pontos de luz? Separamos os principais lugares:

  • corredores e trajetos: aqui a dica é investir em espetos de jardim e luminárias de chão;

  • entradas: aposte em um spot ou refletor de cada lado — para economizar escolha os refletores que tem sensor de presença;

  • escadas e degraus: nesse caso, iluminá-los é item de segurança. Fitas de LED à prova d’água podem ser uma boa escolha;

  • decks, quintais e piscinas: os spots, luzes embutidas e refletores podem ajudar;

    Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação técnica. Para continuar lendo, acesse o Blog da Energilux.