17 a 20 Set | 2024
Expo Center Norte

Aniversário de Brasília: mudanças na iluminação da cidade planejada

Em 21 de abril foi comemorado o aniversário de Brasília, localizada no Distrito Federal, que completou 62 anos e segue como uma das principais referências arquitetônicas no mundo. A iluminação, fez parte do ambicioso projeto de primeira cidade projetada do Brasil, mas depois de mais de seis décadas e da evolução dos recursos disponíveis, um processo de atualização era necessário.

No começo dos anos 2000 teve início uma grande ação com esse foco, conhecida como retrofit. O trabalho foi comandado pelo lighting designer alemão Peter Gasper, nome à frente da renovação da iluminação do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Naturalizado brasileiro, Gasper também deu “vida nova” aos monumentos de Brasília projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, seu grande parceiro.

Com o retrofit, o parque passou da iluminação convencional ao LED, dando grande destaque para os detalhes das obras de Niemeyer. “Iluminação traz o orgulho do patrimônio e responde por cerca de 70% da valorização de um projeto”, opina a Lighting Designer especialista em Neurociência e Neurolighting, Patricia Fernandes. “O arquitetônico pode ser maravilhoso, mas se a iluminação não for bem estruturada, bem planejada, o projeto não terá o seu valor evidenciado”, diz.

O período em que o plano para a cidade foi concebido, seus aspectos tecnológicos e características sociais, entretanto, precisa ser considerado. “Sabemos que era uma outra realidade, mas, além disso, foi fortalecido o conceito de que a parte de iluminação de uma cidade, bairro ou construções, precisa nascer junto com o planejamento do espaço em si. Os projetos arquitetônicos e de iluminação devem andar lado a lado”, conta Patricia.

“Essa é justamente a ideia base das cidades inteligentes. Pensar em cada elemento que compõe a estrutura urbana de forma a alinhar benefícios estéticos e funcionais. Na iluminação, é pensar em soluções mais eficientes tanto para o que conseguimos ver, quanto para a parte mais técnica, que é a segurança, durabilidade, eficiência energética, mais economia e menos impactos ambientais”, reforça Ivan Romão, gerente da Expolux.

 

Mudanças recentes na capital

De acordo com informações publicadas pela Agência Brasília em março deste ano, foram instaladas, em todas as regiões do DF, aproximadamente 60 mil luminárias de LED, com um investimento de R$ 50 milhões, iniciado em 2019. A área do Cruzeiro foi a primeira com iluminação pública com 100% de lâmpadas de LED, totalizando a substituição de 4.572 unidades. Entre as regiões que mais receberam luminárias do tipo nos últimos três anos estão Lago Norte, Planaltina e Plano Piloto.

 

Curiosidades históricas

Cinquenta anos em cinco. Este era o slogan do então presidente Juscelino Kubitschek para a construção da nova capital federal. Projetada por Lúcio Costa, a cidade tem um formato semelhante a um avião, quando vista do alto, mas poucos sabem que o projeto original era de um desenho de uma borboleta. Oscar Niemeyer trabalhava com Lúcio Costa e as ideias dos dois eram complementares para a grandiosidade do projeto. Brasília tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela UNESCO em dezembro de 1987.

 

Geografia e estatísticas

·       Área territorial: 5.760,784 km²*

·       População estimada: 3.094.325 pessoas*

·       Escolarização: 97,5%**

·       Índice desenvolvimento humano: 0.824**

(*IBGE 2021 / **IBGE 2021)

 

Iluminação no centro das discussões

A Expolux deste ano debaterá os principais temas ligados a evolução do setor. Entre as atrações programadas, a Cidade do Futuro, espaço que apresentará soluções para gestores públicos na prática, tem muito a ver com as mudanças feitas recentemente em Brasília. Antes do retorno do evento aos pavilhões, entretanto, é possível acompanhar as novidades e tendências de mercado aqui no blog, nas redes sociais do evento ou na plataforma de conteúdo digital gratuito e exclusivo Expolux Lights On. Assine a nossa newsletter e fique ligado!

 

REFERÊNCIAS

https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/df/brasilia.html

https://www.bol.uol.com.br/listas/brasilia-59-anos-fatos-e-curiosidades-sobre-a-capital-do-brasil.htm

https://educacao.uol.com.br/listas/brasilia-56-anos-7-curiosidades-sobre-a-historia-da-capital-federal.htm

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2022/03/23/gdf-investe-r-50-milhoes-em-seguranca-por-meio-da-troca-de-iluminacao/

https://instagram.com/patriciafernandesneurolighting?igshid=YmMyMTA2M2Y