A importância da parceria entre arquitetos e lighting designer para projetos de iluminação

 papel fundamental do lighting designer é definir a quantidade adequada de iluminância para cada ambiente, garantindo o conforto visual dos usuários. Estrategicamente, os pontos de luz são projetados para atender às necessidades e ao conforto dos clientes.

Além de realizar cálculos luminotécnicos, o lighting designer precisa ter total conhecimento da qualidade dos produtos (luminárias e lâmpadas) disponíveis no mercado para garantir o resultado final do projeto.

Além do projeto luminotécnico, é fundamental que o lighting designer entregue aos seus clientes um memorial descritivo com fotos e todas as especificações técnicas das lâmpadas e luminárias especificadas no projeto.

É possível também fornecer um orçamento desses itens para que os clientes tenham uma noção dos gastos envolvidos.

 

COMO FUNCIONA A PARCERIA ENTRE LIGHTING DESIGNER E ARQUITETO?

A parceria entre o arquiteto e o lighting designer deve estar presente durante todo o processo de elaboração e execução do projeto.

Após a definição do projeto de interiores, o arquiteto deve encaminhar o projeto ao lighting designer, para que ele possa, através do layout e humanização do projeto arquitetônico, definir os pontos estratégicos de luz.

Isso inclui a definição da quantidade de luminárias por ambiente, a quantidade de lúmens de cada lâmpada, a temperatura de cor e a escolha dos objetos e espaços a serem destacados pela iluminação.

O arquiteto apresenta o projeto luminotécnico aos clientes, apresentando também fotos dos efeitos propostos, para que possam visualizar o resultado final. Após a aprovação, é hora de ir para a obra.

Todas as mudanças e revisões feitas pelo arquiteto devem ser compartilhadas com o lighting designer, para que ele possa alinhar essas mudanças com o projeto luminotécnico.

Todos os pontos elétricos são instalados de acordo com o projeto luminotécnico, aguardando a instalação das luminárias escolhidas pela equipe e pelos clientes.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação técnica. Para continuar lendo, acesse o site da Innluce.