Tipos de luminárias que serão tendência em 2022

Sai ano, entra ano, as tendências mudam, mas o certo é que a gente sempre quer saber quais serão os elementos em alta na decoração. Principalmente no quesito luminárias, já que elas têm o poder de mudar o clima dos ambientes.

"A iluminação é essencial para coroar um projeto, destacando os pontos fortes, trazendo funcionalidade e aconchego. Uma vez bem planejada, cria uma atmosfera acolhedora e, quando bem controlada, a temperatura da cor possibilita a transmissão de sensações para o morador", diz a arquiteta Liana Tessler, que listou algumas apostas do ano para usar em vários contextos da casa. Confira. 

Arandelas

Este tipo de iluminação é prático e pode ser usado de várias formas. Para Liana, vale investir no design diferenciado e prestar atenção no tipo de funcionalidade que proporciona. No banheiro, por exemplo, uma arandela de parede pode compor a cenografia do ambiente com uma iluminação indireta. Já em áreas em que se pratica a leitura, como quartos, escritórios e bibliotecas, o modelo articulado e com luz focal permite controlar a direção do fluxo luminoso e ajuda a atividade. 

Luminárias de piso com formas arredondadas

Segundo Liana, a suavidade e as formas orgânicas circulares seguem em alta nos últimos tempos e se aplicam tanto em soluções arquitetônicas - contemplando móveis de decoração - como nos designs de objetos de arte e luminárias. "Linhas e layouts rígidos estão sendo suavizados e substituídos cada vez mais por formatos curvos e sem cantos", afirma. 

Pendentes de teto

A escolha de luminárias com design minimalista e que misturam materiais distintos também vem ganhando espaço, de acordo com a arquiteta. Em seus projetos de decoração, ela costuma usar peças que reúnem, por exemplo, madeira, latão polido e freijó carbonizado. O papel também é bastante utilizado, já que propõem uma iluminação linear e, ao mesmo tempo, difusa - a luz filtrada proporciona um efeito de calma e aconchego. 

Abajures e luminárias de mesa

Abajures e luminárias de mesa criam espaços aconchegantes e confortáveis. A arquiteta aposta em cúpulas de tecido, que filtram a luz e conferem efeito calmo e relaxante para destacar com discrição os elementos do décor, como quadros, móveis e até a pintura das paredes. 

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre iluminação decorativa. Para continuar lendo, acesse o site da RevistaCasaeJardim.