Técnicas de light design - 3 passos que melhoram a iluminação ambiente

Arquiteta pernambucana, Flora Barros dá dicas para melhorar a eficiência luminosa do ambiente.

Foto: Divulgação/DINO

A técnica de light design refere-se às direções atuais e populares na área de design de iluminação. Envolve o uso de técnicas, tecnologias e estilos contemporâneos para criar ambientes bem iluminados, funcionais e esteticamente agradáveis em residências, espaços comerciais e públicos.

O light design vai além de simplesmente fornecer iluminação básica. Trata-se de considerar a iluminação como um elemento de design crucial que pode realçar a arquitetura, destacar características específicas de um espaço, criar atmosferas desejadas e melhorar a experiência geral dos ocupantes. Iluminação é algo fundamental em qualquer obra, independentemente do porte. Nesse sentido foram selecionadas três dicas para melhorar a eficiência luminosa, além de tornar o ambiente mais agradável. Vale lembrar que essas sugestões farão total diferença no resultado final.

Eficiência Luminosa

Para avaliar a eficiência luminosa de uma fonte de luz (lâmpada) ou sistema de iluminação, é preciso analisar a relação Lúmen/Watt (LM/W). Quanto maior esse número, mais aumenta o consumo de energia, ou seja, a eficiência luminosa é mais eficaz quando se consegue balancear o consumo (Potência) com o fluxo luminoso (Lúmens).

Exemplo: uma lâmpada de potência de 9W com fluxo luminoso de 810 LM, tem uma eficiência luminosa de 90Lm/W. Uma outra lâmpada de 10w com o mesmo fluxo luminoso, tem uma eficiência luminosa de 81 LM/W. Ou seja, num primeiro momento, o consumidor pode pensar que uma lâmpada de maior potência ilumina mais, porém, se não se atentar na eficiência luminosa, estará, na verdade, gastando mais energia para ter a mesma quantidade de luz, aumentando assim o custo da conta de luz. Essas informações estão disponíveis na embalagem da lâmpada.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação decorativa. Para continuar lendo, acesse a Folha Vitória.