Iluminação para quartos de bebê

Foto reprodução.

A iluminação é um dos elementos mais importantes na decoração do quarto do bebê. Além de criar um ambiente aconchegante e confortável, a luz certa pode ajudar a promover um sono tranquilo e seguro para o seu bebê. Mas escolher a iluminação certa pode ser um desafio, especialmente para os pais de primeira viagem. Neste artigo, vamos falar sobre dicas, produtos e principais erros a serem evitados ao iluminar o quarto do bebê.

Dicas de iluminação para quartos de bebê

A iluminação de qualquer cômodo da residência deve ser pensada para melhor aproveitamento do espaço e para evidenciar a decoração e arquitetura presente no local. Então, o melhor cenário é contar com uma consultoria ou projeto de iluminação sempre que for realizar mudanças ou reformas no local. Mas traremos aqui algumas dicas que consideramos importantes para iluminar esse espaço tão especial que é o quarto dos bebês.

Considere a luz natural     

 A luz natural é a melhor opção para qualquer ambiente residencial, especialmente para um quarto de bebê. Então, deixe a luz entrar o máximo possível durante o dia e evite obstruir as janelas com cortinas pesadas. Para manter a privacidade, escolha cortinas leves e translúcidas que permitam a entrada da luz natural.

Priorize iluminação difusa e indireta

Os bebês têm olhos sensíveis. Por esse motivo, qualquer fonte de luz intensa direcionada ao olhar deles pode ser perturbadora. Então, escolha sempre luzes difusas nas quais há uma proteção entre a fonte de luz e o ambiente e as luzes indiretas, que ocultam a fonte de luz deixando apenas um reflexo suave visível.       

Escolha a temperatura de cor certa

 A temperatura de cor é uma das características mais importantes ao escolher a iluminação para o quarto do bebê. A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e varia entre tons de âmbar (1800K), amarelo quente (2700K) e branco frio (6500K). Para o quarto do bebê, é melhor escolher uma temperatura de cor quente, entre 2700K e 4000K. Essas temperaturas criam um ambiente aconchegante e relaxante.         

Use luzes decorativas

A iluminação decorativa cria um ambiente tranquilo, harmonioso e aconchegante no quarto do bebê. São importantes porque dispensam que a luz principal seja acesa em momentos próximos ao sono do bebê.

Então, por exemplo, ao entrar no quarto para colocar o bebê para dormir, ao invés de acender o plafon e iluminar o quarto todo, pode-se acender apenas uma fita de LED, com luz suave para maior visibilidade, e assim, não despertá-lo do sono.  

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação decorativa. Para continuar lendo, acesse o site do Empório Luz.