Dicas para inserir iluminação linear na decoração dos ambientes

Foto reprodução.

Os projetos luminotécnicos cada vez mais se apropriam da iluminação linear para melhorar a parte estética e funcional de todos os ambientes da casa, além de otimizar os espaços com dimensões menores.

Nesse contexto, o emprego de fitas de LED é muito comum e facilita o trabalho com ótimos resultados. "Quando embutidas em prateleiras, nichos e forros, oferecem um clima aconchegante ao ambiente, realçando detalhes da decoração e complementando as luminárias", afirma Lígia Nunes, gerente de marketing da Bronzearte LLUM

arquiteta Marina Carvalho ressalta que o LED deve, necessariamente, harmonizar com o estilo, a paleta de cores aplicada e se alinhar com as características gerais da marcenaria ou elementos ao quais será fixado. Uma das maiores vantagens desse tipo de iluminação, segundo ela, é a facilidade na instalação, pois a grande parte dos modelos possui dupla face, simplificando a fixação em qualquer superfície. Caso a fita não disponha deste recurso, é possível usar cola instantânea ou de contato.

Para a  arquiteta Claudia Yamada, sócia de Monike Lafuente, no escritório Studio Tan-Gram, a multifuncionalidade do LED é um dos maiores atributos. “É incrível o efeito visual que ele produz, enquanto demanda pouquíssimo espaço e baixo consumo de energia”, comenta.

Ela ainda considera vantajoso o fato do LED iluminar grandes distâncias, diferentemente dos spots, que oferecem uma iluminação bem pontual. “Com uma única fita conseguimos iluminar uma bancada inteira de forma contínua e sem sombras”, analisa. 

Escolha e instalação

O primeiro passo, de acordo com Marina, é determinar os locais onde a fita será colocada para uma compra conforme a necessidade. É interessante destacar que as fitas costumam apresentar marcas de corte, medida que contribui no ajuste mais assertivo durante o processo. Outro modo de fixação é a possibilidade de parafusar a fita de LED na própria marcenaria – um processo que diminui o risco de descolamento com o passar do tempo.

Após essas análises, a instalação deve considerar os conectores em uma posição próximo a uma tomada para a ligação. Marina explica que, normalmente, as fitas já são acompanhadas por um plug, mas, caso o material comprado não disponha dessas características, pode ser acoplado com facilidade. Para fazer a conexão, basta inserir os fios da fita no conector, encaixar corretamente e prender os parafusos com uma chave de fenda fina. Na sequência, basta juntar o conector com o plug.

Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação decorativa. Para continuar lendo, acesse o site da Casa e Jardim.