Conheça as principais tendências de iluminação para banheiros
Seja para a rotina de autocuidado, seja para tomar um banho mais relaxante, apostar em diferentes tipos de luzes pode proporcionar maior conforto.
Foto: Fernanda Lanzarin Arquitetura
Se tem um lugar da casa que precisa de uma excelente iluminação este local certamente é o banheiro. Para se barbear, fazer a maquiagem ou para manter skincare em dia, é necessário garantir que a luz esteja nada menos do que perfeita para executar as atividades do dia a dia.
Como o banheiro é um dos ambientes mais íntimos do projeto residencial, o espaço deve ter todos os elementos para os moradores se sentirem seguros e confortáveis, como aponta a arquiteta Fernanda Lanzarin. “Apesar de, na maioria das vezes, ser o menor cômodo de uma residência, é imprescindível concebê-lo com carinho e atenção, para que a experiência dentro dele possa ser a melhor possível”, avalia.
Para ela, o segredo é variar a iluminação. “Em vez de utilizar a luz branca comum, aposte em luzes mais baixas e quentes que trazem uma sensação de conforto ao espaço, tornando a hora do banho mais relaxante e tranquila. Enquanto para momentos como depilar-se, maquiar-se ou fazer a barba, a iluminação mais fria e alta funciona para melhorar a atenção e a precisão, evitando alteração de coloração dos produtos ou da percepção da própria pele”, recomenda também.
Além disso, certas posições podem gerar sombras inconvenientes ou distorções de imagem frente ao espelho. “Por isso, opte por pontos de iluminação frontal ou nas laterais, que amplificam a qualidade da luz e reduzem a projeção de sombras”, explica Fernanda, acrescentando que iluminar a área do box ou da banheira com luz indireta é uma excelente maneira de deixar esse espaço mais relaxante.
Este é um conteúdo de curadoria RX sobre iluminação decorativa. Para continuar lendo, acesse A Gazeta.