Como escolher o lustre para a sala de jantar?

A sala de jantar é um dos ambientes mais importantes de qualquer lar, não é mesmo? É ali que, diariamente, realizamos nossas refeições e também é ali que reunimos nossa família e amigos para compartilhar datas comemorativas ou  especiais. Hoje em dia, com um ar mais despojado, os lustres são peças que costumam compor a iluminação, ao lado de outras fontes de luz, como abajures, plafons e spots de luz que podem ser instalados no local, criando uma esfera contemporânea de iluminação. E como o clássico nunca sai de moda, é claro, o lustre ainda é utilizado com o intuito de ser a chave da decoração, aquela peça clássica que nunca deixa a desejar. Como sempre dizemos aqui no blog, a iluminação que você escolhe para a sua casa, e para cada um dos cômodos, faz muita diferença. A quantidade e qualidade da luz impacta na percepção do local, assim como interfere nas sensações do nosso próprio corpo. Por saber a importância desse fator, é comum que tenhamos dúvidas: “como escolher o lustre para sala de jantar perfeito?”, “como descobrir o lustre que mais combina com a decoração do meu espaço?”, “qual a diferença entre lustre e pendente?”. Por isso, siga a leitura deste texto e descubra as respostas dos questionamentos. Afinal, não há escolha certa ou errada, tudo depende do que você pretende transmitir com a escolha das luzes – intensidade e cores, por exemplo – e, além disso, a escolha está sempre condicionada a outros fatores, como iluminação natural e tamanho do espaço. Continue a leitura e descubra curiosidades sobre a utilização e instalação de lustres!

QUAL A FUNÇÃO DO LUSTRE?

Os lustres têm como principais características o fato de ficarem presos ao teto e, também, a existência de pequenas estruturas laterais, as quais permitem o uso de muitas lâmpadas. Os lustre são utilizados na intenção de agregar valor na decoração do ambiente. Dependendo do modelo e do material que você escolher, diferentes mensagens podem ser percebidas no ambiente.

Geralmente, estas peças são associadas a ambientes sofisticados. Entre aqueles ambientes que costumam ser mais decorados com essas peças, estão as salas de estar e as salas de jantar. Normalmente, lustres são utilizados em  locais amplos ou locais utilizados para ocasiões especiais, em que os lustres ficam evidenciados na decoração. 

QUAL A ALTURA IDEAL DO LUSTRE PARA A MESA? 

Se você já teve que planejar a iluminação da casa, é provável que já tenha essa – e algumas outras – dúvida: qual a altura ideal para o lustre na sala de jantar?  

Então vamos tentar auxiliar você nesta resposta:

Embora não exista uma regra fixa, algumas dicas podem ajudar a melhorar a eficiência e o conforto na hora de utilizar esse tipo de iluminação, seja no quarto, na sala de jantar ou mesmo na cozinha. 

No geral, a altura adequada é, aproximadamente, 100 centímetros, mas, fique atento, é necessário analisar caso a caso. A escolha exata vai depender do quão claro você deseja que o ambiente esteja assim como das outras fontes de iluminação do cômodo.

Este é conteúdo de curadoria RX sobre iluminação decorativa. Para saber mais, acesse o site da Iluminim.