Como Criar Mapas De Luz Na Iluminação Cênica

Como Criar Mapas De Luz Na Iluminação Cênica

Ser-Luz, criar mapas de luz, ou plantas de iluminação, é uma etapa importante na Iluminação Cênica, pois eles permitem que os profissionais planejem e executem a configuração de iluminação de forma precisa e eficaz.

Os mapas e plantas são desenhos ou esquemas que mostram como os instrumentos de iluminação serão posicionadas e configuradas em um determinado espaço.

Eles incluem informações sobre a posição e o tipo de refletor, bem como a cor, circuito, dimmer, endereçamento, grupo, etc.

Também é necessário apresentar dados do nome do espetáculo, espaço, seu nome e contatos.

Conforme o “Dicionário de Iluminação Cênica, de Alessandro Azuos“, destaca:

MAPA DE ILUMINAÇÃO: nome popular para a PLANTA DE ILUMINAÇÃO, que é o nome correto; é um documento muito importante do PROJETO DE ILUMINAÇÃO.

PLANTA DE ILUMINAÇÂO: nome dado à representação gráfica em escala, referente ao desenho técnico produzido num corte horizontal, criando a possibilidade de uma visualização como se estivesse olhando por cima da situação.

Outros detalhes da planta de iluminação:

      1. planta baixa de iluminação, cujo desenho está em escala, detalhando a localização exata de cada refletor usado em uma produção e quaisquer outras informações pertinentes (por exemplo o seu número de dimmer, posição do foco e o número de cores).
      2. desenho em que se dispõem as luminárias e projetores em escala que serão utilizados num determinado local; o projeto pode ser transferido em modelos de planta baixa com diversos cortes para visualização.
      3. pode ser transformado também em 3D para pré-visualização do projeto.

 

POR QUE É TÃO IMPORTANTE O MAPA DE LUZ PROFISSIONAL?

A criação de mapas e plantas é importante porque permite que os profissionais planejem com precisão a configuração de iluminação antes do evento.

Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis durante a montagem dos eventos, como problemas de posição da iluminação ou dificuldades na configuração dos materiais.

Além disso, os mapas e plantas permitem que os profissionais experimentem com diferentes configurações de iluminação e encontrem a melhor opção para o evento.

Certamente os mapas e plantas de luz devem ser usados como uma ferramenta de comunicação.

Eles podem ser compartilhados com outros profissionais envolvidos no evento, como os responsáveis pelo cenário e a decoração, para garantir que tudo esteja alinhado e trabalhando juntos.

Isso ajuda a garantir que a configuração de iluminação esteja em harmonia com o resto do evento e crie uma experiência agradável para os convidados. 

 

MAPAS DE LUZ PARA TEATRO E DANÇA

Os mapas de luz  são uma ferramenta vital para a iluminação de teatro e dança, pois eles permitem que os profissionais de iluminação criem eficazmente um ambiente de iluminação que complemente e destaque a performance.

No teatro, os mapas de luz cênica são usados para criar diferentes ambientes cênicos e atmosferas.

Eles ajudam a você entender sobre o palco principal, criar sombras e efeitos dramáticos, e para guiar o olhar do espectador para diferentes áreas do palco.

Além disso, os mapas de luz cênica também podem ser usados para destacar os atores e outros elementos cênicos, como cenários e adereços.

Na dança, os mapas de luz cênica são usados para criar um ambiente de iluminação que complemente e destaque a performance dos dançarinos.

Eles podem ser usados para criar um ambiente de iluminação que acompanhe o ritmo e a energia da música, e para destacar os movimentos dos dançarinos.

Além disso, os mapas de luz cênica também podem ser usados para criar efeitos visuais interessantes, como sombras e luzes de efeito.

Os mapas de luz cênica também são importantes para o trabalho colaborativo entre os profissionais de iluminação, cenários e coreografia.

Todavia, um mapa de luz bem elaborado pode ser usado como ferramenta de comunicação, permitindo que todos os envolvidos no projeto possam visualizar e discutir como a iluminação será utilizada para complementar a performance.

Dessa forma, é possível criar uma experiência de iluminação que seja coerente e ajude a contar a história de forma mais eficaz.

Esse conteúdo é uma curadoria da RX, para saber mais acesse: Alessandro Azuos