Bandeira vermelha: veja dicas de como comprar a lâmpada correta e reduzir a conta de luz

Bandeira vermelha: veja dicas de como comprar a lâmpada correta e reduzir a conta de luz

Especialista indica o que observar para a melhor relação custo-benefício; Expolux apresenta modelos que chegam a 90% de economia

São Paulo, setembro de 2024 – Clima seco, falta de chuva, reservatórios em baixa e conta de luz mais cara. A volta da bandeira vermelha, inativa desde 2021, tem feito o consumidor pensar em alternativas para economizar e as dicas em relação às lâmpadas vão além da escolha de potência energética (Watts). Veja o que observar na hora da compra e como usar os produtos para maiores reduções.

Alberto Biancalana, arquiteto luminotécnico e embaixador da Expolux, Feira Internacional da Indústria da Iluminação, explica que o misto de tecnologia, controle e hábitos é o que fará diferença no fim de cada mês. “A indústria avançou muito e temos tipos de lâmpadas específicas para diversas necessidades e sistemas que ajudam no controle tanto de funções para melhor experiência como nos gastos”.

Segundo o especialista, os principais pontos são:

1. Eficácia luminosa: vale a pena ler as informações da embalagem. Os watts (W) indicam apenas o quanto de potência consome para funcionar e não a capacidade luminosa. Para isso, é preciso observar também o lúmen (lm), que é a medida do fluxo luminoso, ou seja, a quantidade real de luz emitida. Quanto maior o número de lúmens por watts, maior a eficácia luminosa.

2. Novos modelos e funções: as chamadas lâmpadas inteligentes também ajudam bastante no desafio de gastar menos. Estão disponíveis no mercado linhas de LED que geram até 90% de economia em comparação com lâmpadas fluorescentes. Há tipos, também, com mais de um estágio, ou seja, onde nem sempre é preciso utilizar a potência total, mas frações de 20%, 50% e 100% de intensidade.

3. Conexão e Automação: quem nunca saiu de casa ou do escritório com a dúvida se deixou a luz acesa? Ferramentas como os assistentes digitais têm transformado tarefas simples, mas que geram custo, em verdadeiras programações. Além do liga e desliga, funções como dimerização e sensores de ambientes ajudam em um controle mais adequado do consumo. Algumas novidades disponíveis, inclusive, sequer precisam de equipamentos complementares, instalações ou programações, com controle de funções e diferentes níveis de luminosidade diretamente nos interruptores.

Como escolher a luz correta de acordo com o ambiente?

De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (ABILUX), no caso de ambientes internos, é recomendável buscar lâmpadas que forneçam entre 1.500 e 3.000 lúmens. Esta é a indicação, por exemplo, para uma sala de 10 m². Contudo, é preciso considerar que a distribuição da luz é importante.

Já para ambientes de trabalho, como áreas de estudo, escritórios ou bancadas, a iluminação adequada é fundamental para evitar a fadiga ocular. Por isso, em um escritório de 5 m², recomenda-se uma fonte luminosa por volta de 2.500 lúmens para melhor visibilidade.

 

Realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, até sexta-feira (20), a 18ª edição da Expolux apresenta produtos e lançamentos voltados para a otimização de projetos e sistemas de iluminação. Informações em https://www.expolux.com.br/pt-br.html.

Sobre a Expolux

Com 18 edições, a Expolux é o principal evento voltado para o mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players do mercado.

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.

RX – In the business of building businesses

www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors.

Informações para imprensa

KB!COM | Comunicação Corporativa

11 4332.9808 | 11 99211.7420

Rogério Porto – [email protected]

Diego Ramos – [email protected]